Câmara aprova projeto que institui 18 de agosto como o Dia Nacional da Dança Afro-Brasileira.


As danças afro-brasileiras vêm sendo utilizada como resistência e combate ao racismo pela população negra brasileira. Para reforçar a importância dessas manifestações culturais, a Câmara aprovou projeto que institui 18 de agosto como o Dia Nacional da Dança Afro-Brasileira. A relatora do projeto, que segue para o Senado, foi a deputada Gisela Simona (União-MT).

“As danças afro-brasileiras vêm sendo utilizada como resistência e combate ao racismo para a população negra brasileira que historicamente foi alvo de opressão e discriminação. Elas representam, portanto, em sua pluralidade, uma manifestação cultural da diversidade cultural e religiosa das tradições culturais afrobrasileiras e seu reconhecimento é mais um elemento na luta antirracista.”

A autora da proposta foi a deputada Daiana Santos (PCdoB-RS).

"Hoje é um dia importante e que marca aqui nesta Casa de forma muito significativa um momento histórico. Nós aqui estamos valorizando a cultura negra brasileira. Nós estamos fazendo todo um processo da memória, da restituição histórica desse povo que movimentou-se para libertar-se dessas amarras."

O Dia Nacional da Dança Afro-Brasileira celebra a bailarina brasileira Mercedes Baptista, considerada a precursora da dança afro no Brasil.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Cid Queiroz.

O Dia Nacional da Dança Afro-Brasileira celebra a bailarina brasileira Mercedes Baptista, considerada a precursora da dança afro no Brasil.

FONTE | Da Rádio Câmara, de Brasília, Cid Queiroz.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem